domingo, 15 de março de 2009



AULA MAGNA NA UFG

Sempre tive muita simpatia pela Universidade Federal de Goiás. Não faltam motivos. Para citar um adicional, ela é irmã quase gêmea da Universidade Federal de Santa Maria, minha instituição.
Ambas nasceram quase juntas, sendo que a UFG foi criada no dia 14 de dezembro de 1960 com a reunião de cinco escolas superiores que existiam em Goiânia: a Faculdade de Direito, a Faculdade de Farmácia e Odontologia, a Escola de Engenharia, o Conservatório de Música e a Faculdade de Medicina. A partir de então, Goiás libertou-se da dependência em formar profissionais em escolas públicas em outras regiões. Foi um marco e continua sendo na história do Estado de Goiás.
Atualmente, seguindo os passos dos seminários iniciais que lhe deram origem, com a presença de Darcy Ribeiro e outros, pratica um ensino dinâmico e seus grupos de pesquisa estão cada vez mais e melhor consolidados.
Tive a oportunidade esta semana de ministrar a Aula Magna, por ocasião do início das atividades didáticas deste semestre, bem como de conversar, em outro período, com os pesquisadores da instituição.
Na Aula Magna tive o prazer de conhecer o Dr. Heitor Rosa, Diretor da Faculdade de Medicina da UFG, uma das cinco melhor avaliadas escolas de Medicina no último ENADE em todo país. Além disso, Dr. Heitor é profundo conhecedor de história da Medicina, com quem muito pudemos conversar sobre vários temas, inclusive sobre a final da Idade Média e a Renascença (tema também da Aula Magna).
Saber que a UFG está mais do que dobrando sua capacidade de atendimento na graduação, tanto na modalidade presencial como a distância e que sua pós-graduação atende a ritmo mais acelerado ainda é realmente uma grande alegria.
Nada disso seria viável sem as ousadias e competências, na mesma medida, da excepcional equipe comandada com muito brilho pelo Reitor Edward Madureira Brasil.
Um prazer saber que o Centro-Oeste e o país dispõem de instituições como a Federal de Goiás, capazes mesmo de, conjunta e solidariamente, enfrentar quaisquer desafios, sem medo dos problemas que vem juntos quando desbravamos novos caminhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário