segunda-feira, 30 de março de 2009










Príncipe Charles, Educação em UK e Casa Valduga


O Reino Unido (conhecido como UK, do inglês United Kingdon), que engloba Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, fica em uma ilha na costa noroeste da Europa continental. UK é formado basicamente da união de quatro nações: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

O sistema é parlamentar com sede de Governo em Londres, sendo uma monarquia constitucional, tendo a Rainha Elizabeth II como a chefe de estado. O Príncipe Charles, seu filho, é o herdeiro natural do trono, tendo estado no centro do mais famoso romance de amor contemporâneo, envolvendo Lady Diana e Camila. O amor, no caso, sem dúvida, entre Charles e Camila.

Pode parecer incrível, mas UK tem ainda quatorze territórios ultramarinhos, remanescentes do grande Império Britânico, o qual no seu apogeu chegou a deter mais de um quarto da superfície terrestre.

Os resultados desse que foi um dos maiores império de todos os tempos ainda se faz sentir nos dias atuais pelas fortes influências contemporâneas no idioma, na cultura, nos hábitos e nos costumes. Embora essa influência seja global, ela é mais fortemente presente na suas ex-colônias como Estados Unidos, Austrália, Índia e Canadá, entre tantos outros.

UK, ainda que tenha sido a principal potência mundial durante o século XIX, ainda hoje é a sexta economia do mundo e detém o quinto maior PIB do planeta. A sua força remanescente tem muito a ver com sua sólida educação em todos os níveis.

Educação é obrigatória dos 5 aos 16 anos de idade, através de escolas financiadas pelo governo ou particulares, sendo que estas últimas se caracterizam pelo boarding school (os alunos residem e estudam na escola), enquanto as primeiras são basicamente day school (alunos estudam durante o dia e retornam diariamente para casa, como usual no Brasil).

O período anterior à idade escolar regular, dos 3 aos 5 anos, não faz parte da educação obrigatória e há uma variedade de figuras que cumprem este papel específico. Há os serviços denominados childcare, os quais são regulados pelos órgãos do Governo, podendo ser realizados por profissionais independentes como babás. Nanny é a categoria de babá que cuida da criança na casa desta, como auxiliar na presença dos pais ou enquanto estes estão fora de casa. Au pair é a categoria de babá que, diferentemente da Nanny, reside com a família da criança. Childminder, por sua vez, é a categoria de babá que atende as crianças em sua própria casa, podendo atender um número de crianças dependendo de seu treinamento e das condições da casa. As childminders podem atender crianças desde os três meses de idade até a adolescência, dependendo da formação profissional recebida. Há também o serviço de Day Nursery (berçário), que são instituições privadas que atendem crianças dos seis meses aos três anos. Recentemente a legislação sofreu uma alteração que assegura o direito das crianças a uma vaga no sistema público de ensino a partir dos 3 anos e nove meses.

A educação primária, que compreende dos 5 aos 11 anos, é dividido em duas etapas, conforme a faixa etária: i) dos 5 aos 7 anos, centrado no ensino da Língua Inglesa e Matemática; e ii) dos 7 aos 11 anos, com ênfase em Matemática, Língua Inglesa e Ciências.

A educação secundária compreende dos 11 aos 16 anos, também dividido em duas etapas: i) dos 11 aos 14 anos, depois dos quais o aluno faz a avaliação nacional em Matemática, Língua Inglesa e Ciências; e ii) dos 14 aos 16 anos, depois dos quais o aluno faz a avaliação nacional estudam para obter o certificado geral da escola secundária (GCSE). A diferença, em relação à educação primária, é que os estudantes cursam uma série de disciplinas obrigatórias, incluindo Design e Tecnologia, Tecnologia da Informação e Comunicação, Educação Religiosa, Orientação Vocacional e Educação Sexual. Há também disciplinas eletivas, escolhidas a partir dos interesses, preferências e habilidades individuais dos alunos, incluindo, entre outras, História, Geografia, Artes, Música, Administração, Assistência Social e Saúde, Lazer e Turismo.

Aos 16 anos, findo o período obrigatório de estudo, podem os estudantes partirem para o trabalho, se for o caso. Aqueles que optam por continuar seus estudos, partem para o nível chamado de educação adicional, que vai dos 16 aos 18 anos e compreende a formação profissional direcionada para o curso de graduação ou a carreira profissional que o aluno pretende seguir.

Após a educação adicional, os alunos prosseguem seus estudos através de cursos profissionalizantes ou no ensino superior. Quanto ao ensino superior, desde 2003 os estudantes experimentam novas regulamentações em todo Reino Unido. Quanto ao acesso, cabe às instituições de ensino superior a tarefa de decidir seus sistemas de ingresso, cabendo a elas definir os critérios seletivos de admissão em termos de rendimento acadêmico. O objetivo do governo é ampliar o acesso justo e isto contempla uma política de preços das universidades.

No que diz respeito à pesquisa, em 2004 o Governo publicou um plano de investimento de dez anos para a ciência e a inovação. Antes da presente crise mundial, que pode alterar esta tendência, o Governo fez um investimento no duênio 2007-2008 de 1 bilhão de Libras, valor bastante superior ao investido em 2004-2005. Este investimento, bem como sua provável continuidade, assegurará a qualidade e sustentabilidade dos programas de pesquisa nas mais diversas áreas.

Bem, na semana passada, o Brasil teve o prazer de receber o Príncipe Charles e a Duquesa Camila, os quais tinham praticamente uma agenda associada ao tema ecologia. Foram recebidos na Embaixada Britânica em Brasília, onde, a convite do British Council tivemos a oportunidade de compartilhar alguns momentos. Um dos destaques interessantes é que boa parte da bebida servida na recepção, de vinhos a espumantes, era da Vinícola Casa Valduga, o que nos fez sentir saudades e orgulho da produção gaúcha com qualidade internacional.

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