segunda-feira, 16 de março de 2009




PALESTRAS "A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO" E OS 24 ANOS DO MCT


O começo da década de 1980 presenciou intenso movimento em favor da criação de um Ministério específico para a área de Ciência e Tecnologia. O candidato a presidente Tancredo Neves, em meados daquela década, comprometeu-se com a idéia. O presidente José Sarney, uma vez empossado, honrado o compromisso de Tancredo, materializou o compromisso estabelecido com toda a comunidade científica.

Renato Archer, um dos líderes pelo movimento da criação, foi então, com muita justiça, nomeado o primeiro ministro da pasta. Duas unidades passaram de imediato a ser vinculadas ao ministério, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Em 1990, o presidente Fernando Collor extinguiu o MCT e implantou a Secretaria da Ciência e Tecnologia, ligada à Presidência da República, sendo que dois anos depois, o presidente Itamar Franco editou outra medida provisória que voltou a criar o ministério, que permanece como pasta da área até hoje.

Assim sendo, após tantas idas e vindas, o agora consolidado em definitivo Ministério de Ciência e Tecnologia completa 24 anos neste mês de março e para comemorar o aniversário do MCT fui convidado a apresentar duas Palestras sobre o tema A Construção do Conhecimento Científico-Tecnológico.

O tema é tratado em caráter introdutório, via uma abordagem histórica, em nível acessível a todos, podendo ser de especial interesse aos que trabalham na área de Ciência e Tecnologia, em todos os seus abrangentes aspectos. Desde as primeiras formas de organização social do homem é possível identificar a sua constante tentativa de compreender o mundo que o cerca e a si mesmo. Denominamos genericamente de ciência, ou de seus primórdios, àqueles conhecimentos resultantes das inúmeras tentativas de entender e explicar a natureza de forma analítica e sistemática. Muito embora, no sentido estrito e rigoroso, ciência, que faz uso do método científico, só possa ser assim denominada a partir dos conceitos e atitudes dos cientistas do séc. XVII, período simbolicamente demarcado por Galileu Galilei.

Na primeira palestra (16 de março), as origens da ciência são apresentadas e as principais contribuições debatidas acerca do período que se inicia nas sociedades primitivas, passando pela Grécia Antiga e a Idade Média, até a Renascença, culminando com a consolidação das bases do Método Científico em Galileu.

Na segunda palestra (18 de março), o amadurecimento do método científico é abordado através da figura de Isaac Newton, que curiosamente nasce praticamente no mesmo ano que morre Galileu. Em seguida, serão analisadas as relações entre conhecimento e produção nos séculos seguintes, até o papel específico e determinante da ciência, tecnologia e inovação na sociedade contemporânea, incluindo as contribuições dos pensamentos dos grandes filósofos da ciência, entre eles Popper, Khun e Feyerabend.

Nenhum comentário:

Postar um comentário